Porquê que precisa de um site responsivo?

Os sites responsivos estão cada vez mais populares e, na verdade, poucas são as agências que não o fazem. Mas, afinal, o que é um site responsivo?

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é um cujo design se adapta ao dispositivo do utilizador. Por exemplo no seu site podem haver visitantes por computador, tablet ou telemóvel. Ultimamente até se tem registado utilizadores a visitar por televisões, com a venda de smart tvs. Num website não responsivo o utilizador acessa sempre ao mesmo design do site. Isto quer dizer que num site feito com a intenção de ser visualizado num monitor grande (mais de 1000px de largura) o utilizador que visite num telemóvel (300-400px de largura) vai ter uma muito má experiência. O utilizador vai ter duas opçoes:

Isto fará com que os utilizadores:

 

Em baixo podemos ver um exemplo de um website desenvolvido com design responsivo.

Quantos utilizadores usam telemóveis ou tablets?

Estudos recentes mostram que o numero de utilizadores em dispositivos móveis ultrapassou o numero de utilizadores em computadores fixos. Para websites isto significa que uma grande percentagem dos utilizadores, cerca de metade, vão visitar o seu site num telemóvel ou tablet. Um exemplo prático de uma loja online que administro:

A percentagem de utilizadores que beneficiariam de um site responsivo é acima de 50%.

Há outras vantagens?

Sim. Em geral os motores de busca como a Google e o Bing dão vantagem no seu posicionamento a websites com design responsivo. Isto faz sentido porque os motores de busca querem fornecer os melhores websites aos seus utilizadores, e um site com design responsivo é capaz de agradar mais aos visitantes. Para mais informações clique aqui.

Álvaro Bernardes

Programador e freelancer Wordpress

Precisa de ajuda a criar ou melhorar o seu site wordpress?Saber mais