Porquê usar WordPress?

O WordPress é o sistema de gestão de conteúdos mais popular da web, chegando a ser a estrutura de 25% de todos os websites. Inicialmente foi desenvolvido como uma plataforma para bloggers, no entanto tem sido desenvolvido de maneira a suportar um grande leque de funcionalidades, sendo agora utilizado para criar não só blogues mas também sites institucionais, lojas online ou landing pages. E o mais importante: É gratuito!

 

WordPress e Site construido de raiz.

Existem algumas vantagens e desvantagens em relação a um site programado de raiz. Os sites em WordPress são mais fáceis de programar e, por isso, são mais baratos do que sites feitos do zero.
O WordPress também permite muito controlo por parte do administrador que não consegue programar, podendo instalar Plugins, extras gratuitos ou não, que dão funcionalidades extra ao seu website.
Um exemplo de um plugin é o Google Analytics Dashboard, que dá a possibilidade de ver as visitas ao seu website, algo que seria preciso um programador para conseguir instalar no seu site feito de raiz.
Os sites WordPress tendem a ser mais seguros do que sites feitos de raiz, dependendo do seu orçamento. Um site feito de raiz pode ter muitas ou poucas vulnerabilidades conforme a qualidade do programador que o criou. Os sites WordPress são muito seguros, desde que o mantenha atualizado e não atualização do site pode coloca-lo à mercê de hackers.

 

WordPress e Outros gestores de conteúdos

Só o facto do WordPress ser mais popular, trás-lhe vantagens. Estas são:

O WordPress é o CMS que mais restringe os administradores não programadores entre os mais populares, no entanto, é também o mais fácil de utilizar. Consegue fazer alterações significantes ao site sem saber código. No entanto um programador tem bastante liberdade para fazer o que quiser no site wordpress: Adicionar javascript e css, modificar funções do wordpress, alterar valores da base de dados, etc.

 

Álvaro Bernardes

Programador e freelancer Wordpress

Precisa de ajuda a criar ou melhorar o seu site wordpress?Saber mais